O ministro disse que está “avaliando a situação em termos de médias. Do ponto de vista dos ovinos adultos, as perdas não excedem os níveis de animais mortos por um temporal e está dentro dos riscos para um negócio que ocorre sujeito a intempéries”.
Aguerre disse que o MGAP, com a colaboração do SUL, procura estimar o impacto que o fenômeno meteorológico poderia ter na produção de cordeiros, pois afetou muitos animais recém nascidos. Segundo ele, “uma coisa é que o MGAP apoie e outra que se promovam linhas de financiamento para a recomposição do rebanho”.
Ele disse que esse apoio nem sempre precisa ser feito com recursos econômicos. “Há o apoio institucional e o apoio de gestão”, como foi o caso do setor leiteiro em 2010, dos citros com as geadas de 2012, ou os granizos no começo desse ano, quando tivemos políticas diferenciais.
Por outro lado, o presidente do SUL, Joaquín Martinicorena, disse que o pedido de ajuda foi mal interpretado, pois o SUL pedirá ao MGAP que dê assistência aos pequenos produtores de ovinos do norte do país que perderam entre 50% e 60% do capital pela mortalidade de ovelhas e cordeiros. “Que ajudem como fizeram com a produção hortícola e frutícola quando apareceram os tornados”.
Para ele, os produtores ficaram impotentes a um temporal da magnitude que ocorreu na zona de basalto artificial, onde está a maior parte do estoque ovino do país. “Por mais que as ovelhas estivessem com capa, o vento as tirou. Não é culpa do produtor o tornado, nem tampouco negligência”.
A perda foi bastante significativa, pois o maior problema é que os rebanhos “estão mais leves (de peso corporal) visto que o ano foi difícil, foi muito chuvoso. O inverno no norte foi muito seco e os pastos estavam muito pelados”. O campo de basalto superficial praticamente não produz forragem no inverno e os rebanhos já estavam debilitados, mas várias coisas agravaram: calor, frio, chuva e vento.
Atualmente, as estimativas falam de uma mortalidade de cerca de 30.000 ovinos, e a categoria mais afetada foi a dos cordeiros recém nascidos ou com poucos dias de vida.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: