A medida, anunciada ontem (04), faz parte do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, por meio do qual serão ofertados R$ 136 bilhões para financiamentos de custeio e comercialização e para programas de investimento para a próxima safra.
De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, serão adotados novos procedimentos para definir a destinação da parcela do prêmio. Será dada prioridade a regiões e produtos específicos. O plano prevê que 75% do valor total do seguro serão relacionados a regiões e produtos prioritários, com subvenção de 60% do seguro.
"A parcela do prêmio do seguro subvencionada será maior nas regiões e nos produtos priorizados, resultando em política de subvenção mais focalizada e mais adequada para dar segurança ao produtor", disse, a presidenta Dilma, durante lançamento do plano.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, destacou que a expectativa é que a medida permita segurar uma área superior a 10 milhões de hectares e beneficiar 96 mil produtores.
A presidenta da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), elogiou o plano e enfatizou que a pretensão dos produtores é que o seguro rural deixe de ser um "choro, um clamor de uma categoria" para se transformar em uma política de Estado.
As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: