Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Sindirações: produção encerra 2009 com queda de 0,5%

postado em 14/12/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Depois de um ano de turbulências, a indústria de rações vai encerrar 2009 com produção praticamente estável em relação ao ano anterior. Serão 58,4 milhões de toneladas no ano, recuo de 0,5% em relação a 2008. A avicultura de corte, carro-chefe do segmento, registrou crescimento de 0,8%. Os segmentos mais afetados foram os de bovinocultura de corte e de leite.

De forma geral, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), foi um ano de baixos preços de milho, portanto, de maior utilização do grão pelo produtor e de menor uso de premix (pré-mistura de minerais e vitaminas usada na ração). Para 2010 o objetivo é consolidar a recuperação iniciada em 2009. O setor espera crescer de 5% a 10%, parte dessa projeção baseada na expectativa de expansão da produção de proteína animal, sobretudo de avicultura e suinocultura.

Apesar de, na média, o desempenho dessa indústria ter sido mais estável, alguns segmentos foram mais afetados, como o de bovinocultura de corte, que recuou 6% neste ano. Parte dessa retração se deveu à diminuição da produção de bovinos em sistema de confinamento que, segundo a Associação Nacional de Confinadores (Assocon), foi de 20% no país. Na bovinocultura leiteira o consumo de ração decresceu 7,9% em 2009, resultado de um descompasso entre receitas e custo de produção.

As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade