É consenso entre especialistas e produtores que não haverá avanços importantes na área plantada total, apenas mudanças no mix de produção, com aumento da lavoura de soja em detrimento da de milho. A razão para esse rearranjo é o preço desfavorável hoje do milho e ainda atraente da soja. Essa freada da arrumação no agronegócio de grãos reflete, segundo especialistas, o próprio ajuste da atividade por causa do menor ritmo da economia mundial, com a recessão nos Estados Unidos e na Europa e crescimento em mercados emergentes, como China e Índia.
A safra de grãos 2009/2010 projetada pela RC Consultores é de 136,5 milhões de toneladas e a receita, de R$ 86,3 bilhões, com aumento em torno de 1% ante a última colheita. "Falar hoje em expansão da área plantada é temerário", afirma o sócio da consultoria e responsável pelas projeções, Fabio Silveira.
Um levantamento nacional feito pela Agroconsult com produtores, cooperativas e revendas de insumos indica que área plantada com soja terá expansão de 4% na safra 2009/2010, enquanto o milho deve apresentar retração de 8%.
As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: