Pesquisadores da Apta e do IZ - Instituto de Zootecnia já vem conduzindo experimentos que aliam dietas para ovinos com co-produtos (de mandioca, soja e milho), que são abundantes e muito utilizados no Vale do Paranapanema, e rações com grão integrais, como cereais (milho, sorgo e milheto) e oleaginosas (soja, algodão e girassol), em dietas de alto concentrado, explica Márcia Marise Cação Rodrigues, pesquisadora da Secretaria.
Muitos destes trabalhos são realizados em parceria com produtores, cooperativas agrícolas, empresas do setor privado e ainda com o financiamento da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, informa Márcia.
Por ocasião da inauguração das novas instalações, o IZ e o Pólo Médio Paranapanema promoverão a 2ª reunião para discutir um programa conjunto de pesquisas em ovinocultura para o Estado de São Paulo. Devem participar pesquisadores da Apta na área de zootecnia e técnicos da Cati, da Codeagro da CDA e da Câmara Setorial de Ovinocultura, além de professores de universidades, ovinocultores e técnicos do setor privado. O objetivo do encontro é levantar os pontos críticos do setor e as demandas para a pesquisa pública em ovinocultura, relata Márcia Rodrigues.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Apta, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: