Segundo informações da assessoria de imprensa da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco), o teto de financiamento foi ampliado de R$ 50 mil por produtor, para R$ 100 mil, para aquisição de matrizes, reprodutores e melhora de infra-estrutura conforme projeto técnico; a taxa de juros foi reduzida de 4% para 3% ao ano para os contratos novos e para os contratos vigentes e não renegociados, a taxa de juros de 4% a.a., deverá ser reduzida para 3% a.a.
O prazo para pagamento também foi alterado, saltando de cinco anos para até sete anos, inclusa a carência de 02 anos; e o reembolso será em cinco parcelas anuais, após a carência. A abrangência do programa foi ampliada para todas as regiões do estado.
A liberação de recursos para as linhas de crédito será atendida conforme disponibilidade do fundo, mediante autorização do presidente do Conselho ao Agente Financeiro, o que deverá ocorrer em breve.
Para obter apoio do Feap o agricultor deve procurar a Casa da Agricultura do seu município.
O que é o FEAP?
É o crédito rural do Governo do Estado de São Paulo que por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento presta apoio financeiro a programas e projetos específicos que alavancam setores agropecuários e regiões do Estado, atendendo produtores familiares das áreas da agricultura, pecuária e pesca artesanal. O FEAP é operado pelo agente financeiro oficial do Estado de São Paulo - Nossa Caixa S.A.
Tem como seu órgão decisório o Conselho de Orientação do FEAP, que define e aprova programas de desenvolvimento rural, fixa taxas, prazos, bem como acompanha e aprova a aplicação dos seus recursos. Todo o plano de ação do fundo é sancionado pelo Governo Estadual. O Fundo é constituído por recursos orçamentários e transferências federais.
Para obter apoio do FEAP o agricultor deve procurar a Casa da Agricultura do seu município, que o orientará e organizará o seu pedido para dar entrada da sua solicitação na agência local da Nossa Caixa. O seu pleito deverá se enquadrar dentro dos projetos em vigor, com recursos disponíveis.
Destina-se aos agricultores familiares da agricultura paulista, que podem contar com condições mais favoráveis, em custos financeiros e prazos, que as vigentes no sistema oficial de crédito rural. Assim, esses produtores poderão, individualmente ou em projetos comunitários, desenvolver e aprimorar a sua produção agropecuária.
Envie seu comentário: