A reunião teve início com as palavras de Arnaldo dos Santos Vieira Filho, presidente da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos. Arnaldo comentou sobre a importância da Câmara Setorial. "Devemos usar esse instrumento para o fortalecimento da atividade em todos os aspectos, colhendo frutos para a cadeia produtiva."
Nelson Pedro Staudt, secretário geral das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu sequencia dizendo que "o trabalho das câmaras setoriais devem ser bastante utilizados, as pessoas devem saber usá-lo da melhor forma, através de documentos e propostas."
A reunião teve duas pautas principais de discussão: formação do preço do cordeiro (CONAB) e formação do Comitê Estadual de Sanidade Animal.
A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e é encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado, atuando em todo território nacional. No exercício de suas atribuições institucionais e por meio de parcerias com entidades públicas, implementa ações de apoio a programas e projetos na área de suplementação alimentar, prestando serviços e/ou fornecendo produtos. As ações da CONAB, no segmento de atendimentos institucionais, têm o propósito preferencial de contribuir, por meio da disseminação de sua experiência na área de abastecimento social, com as entidades públicas comprometidas com as questões relacionadas à nutrição dos menos favorecidos.
Na reunião da Câmara Setorial, foi discutido a possibilidade dos produtores de ovinos e caprinos comercializarem junto às prefeituras os seus produtos para serem adicionados na merenda escolar. O exemplo dado foi o caso de Itapetininga/SP, pois a prefeitura da cidade busca fornecedores de carne ovina, porém, o preço pago ao produtor está baseado na lista da CONAB e atualmente encontra-se baixo (R$ 6,00/kg/carcaça/ovina). A reunião contava com a presença de um representante da CONAB que explicaria a metodologia utilizada para fixação do preço, porém ocorreu um imprevisto e ele não pode participar do evento.
"A Câmara Setorial está bastante interessada no programa e acredita que a CONAB é o canal para cooperar na melhoria da comercialização dos produtos oriundos de ovinos e caprinos", completou Arnaldo. A Câmara se propôs a continuar negociando com a Companhia e agendar uma nova reunião.
Na segunda parte da reunião foi discutido a questão da segurança alimentar e a importância da formação de um Comitê Estadual de Sanidade Animal. A formação do Comitê vem sendo estudada a alguns anos para que haja uma legislação sanitária condizente com a ovinocaprinocultura do Estado de São Paulo, pois hoje há falta de treinamento, poucos coordenadores e dificuldades em habilitar laboratórios. O Comitê visa desenvolver um sistema eficaz de vigilância sanitária e avaliar a dimensão das enfermidades que acometem a ovinocaprinocultura, modernizando normas sanitárias e agregando valores à cadeia produtiva. Algumas providências foram tomadas na reunião para implantar o programa, adequar algumas normas e acelerar o processo.
A reunião é aberta ao publico e teve a participação de aproximadamente 20 representantes do setor.
O que você acha do trabalho realizado pela Câmara Setorial? Quais os assuntos que deveriam ser abordados nessas reuniões?
Participe deixando seu comentário no box abaixo:
Equipe FarmPoint
GRANJA SUASSUMÉ
Piedade - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 23/06/2010
Cabe completar que discutimos também a inclusão do leite de cabra nos mesmos moldes (via CONAB) na merenda escolar dos municípios, por entender a importancia deste processo no fomento à caprinocultura leiteira. E devemos cobrar dos caprinocultores maior participação, mais interação com a Associação que os representa, para que possamos discutir muitos assuntos na Câmara. Quem queira frequentar as reuniões, quer da Câmara Setorial quer da CAPRIPAULO, será sempre benvindo e ouvido.
Wallace Scott, Presidente da CAPRIPAULO.