De acordo com os diretores do Núcleo, o projeto iniciou com sessenta animais e tem supervisão técnica dos diretores Aristides Garcia, Renato Vilem e Walter Vogt. A intenção do Núcleo é centralizar a produção para a venda em larga escala, com acabamento de carcaça, de acordo com as exigências do mercado atual.
O presidente do Núcleo, Sidney Primos, ressalta ainda que os frigoríficos já manifestaram interesse em adquirir os animais e vieram retirar no local sem custo adicional. Primos esclareceu que a parceria com a Escola Agrícola favorece a capacitação e a qualificação da mão-de-obra regional para o setor, além de preparar alunos para o mercado de trabalho.
Com um rebanho estimado em 17 mil cabeças de ovinos, os agricultores familiares de pequenos e médios produtores rurais da região de Avaré tem na atividade uma excelente oportunidade de aumentar a renda, e diversificar a produção. Por outro lado, a demanda por carne de cordeiro entre a população vem a aumentar e o cordeiro deixa de ser uma carne exótica para estar na dieta do brasileiro.
No Sudoeste Paulista, a ovinocultura ganha espaço entre os produtores rurais pela lucratividade na criação, retorno rápido do capital investido, rusticidade de algumas raças, mercado promissor e por ser uma atividade que se pode desenvolver em áreas não utilizadas para a agricultura de um modo geral.
Ovino Fest 2009
O Núcleo Sudoeste Paulista de Ovinocultores realiza de 9 a 12 de dezembro de 2009, a III Ovino Fest, evento que conta com exposição de cordeiros e ovelhas, leilões e animais de elite e lotes comerciais, palestras técnicas, julgamento das raças, praça de alimentação e a tradicional Queima do Cordeiro, que é um concurso de receitas exclusivas com carne de cordeiro. A direção do Núcleo explica que a Ovino Fest é ranqueada na Associação Paulista dos Criadores de Ovinos - ASPACO e abre o ranking Cabanha do Ano 2010.
Criadores de ovinos interessados em participar do Projeto ou saber mais detalhes sobre o confinamento, podem entrar em contato com a direção do Núcleo através dos telefones (14) 9774.1088 (Tide).
As informações são do jornal Folha de Avaré/SP, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: