Na primeira parte do encontro, o Sebrae/SP, representado por seu coordenador Sílvio.César de Souza, apresentou a metodologia de trabalho da instituição para o desenvolvimento e profissionalização de cadeias produtivas, em especial a da ovinocultura.
O presidente da Aspaco, Arnaldo dos Santos Vieira Filho, apresentou como a associação trabalha, destacando o crescimento e importância dos núcleos regionais de criadores. Falou também sobre as mais recentes conquistas da Aspaco, como o processo de formação da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos de São Paulo, que está em andamento.
Representantes dos núcleos de Bauru, Votuporanga, São Carlos e Fartura apresentaram os trabalhos desenvolvidos por cada núcleo, desde sua formação até os dias atuais. Todos eles contam com apoio do Sebrae em suas atividades.
Na segunda parte do evento, foram apresentados os resultados do Diagnóstico SebraeTec, projeto do Sebrae em parceria com a empresa de consultoria técnica Maytenus. A última apresentação do encontro foi do coordenador nacional de ovinocultura do Sebrae, Enio Queijada, que apresentou os resultados de um trabalho sobre segmentação do mercado consumidor de carne ovina no Distrito Federal.
Após as apresentações, foi aberta uma mesa redonda para responder e debater colocações feitas pelos participantes do encontro. A mesa foi moderada pelo professor Edson Ramos de Siqueira, da Unesp de Botucatu, e contou com a presença dos dois integrantes do Sebrae, Enio e Sílvio, do presidente da Aspaco, além de dois representantes da indústria frigorífica, Verena Suiaden, do Margen Cordeiro Nobre e Oswaldo Athia Filho, do Cordeiro Brasileiro.
Segundo Arnaldo Vieira, esse deve ser o primeiro de uma série de encontros visando difundir o desenvolvimento da ovinocultura no estado de São Paulo e buscando fomentar novas iniciativas de trabalho em grupo e novos criadores.
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: