Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SP: Marília reforça a produção de ovinos

postado em 13/12/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Criadores da região de Marília, em São Paulo, reforçam a produção de ovinos, com mais quantidade e qualidade para vender dentro e fora do país. Além dos bons resultados de 2010, as perspectivas são as melhores para os pequenos produtores de ovinos de São Paulo em 2011, principalmente para os 90 empreendedores participantes de um projeto de incentivo à criação desses animais na região de Marília, a 450 quilômetros da capital.

A ideia é estimular o aumento do rebanho, hoje estimado em 500 mil cabeças no estado. De acordo com os pecuaristas, seriam necessárias 5 milhões de cabeças para atender a demanda estadual de consumo.

De acordo com o criador e professor da UNIMAR (Universidade de Marília) Cledson Augusto Garcia, a produção de ovinos no país cresce entre 10% e 20% ao ano. E as ovelhas se adaptam bem em todas as regiões do país. "Elas suportam qualquer clima, exceto o polar", diz.

Além da carne propriamente dita, a lã fornecida pode ser outra fonte de lucro para os produtores. "O uso do material para o artesanato tem boa aceitação", explica. "O quilo da lã bruta custa entre R$ 2 e R$ 4, mas, de acordo com o trabalho feito, esse valor pode ser até 1.000% maior", afirma Garcia.

O projeto de apoio à ovinocultura em Marília é desenvolvido pelo Sebrae local e pela Unimar, contando ainda com o apoio de empresas como o frigorífico Marfrig, instalado na região. Segundo a gestora Cristiane Souza Aguiar, do Sebrae/SP em Marília, está sendo feito um trabalho de organização da produção com os empreendedores. "O objetivo é ter mais qualidade e quantidade, com um melhor fornecimento de carne para os frigoríficos", explica ela.

Outro ponto que tem sido estimulado é o melhoramento genético das espécies. "É assim que vamos conseguir oferecer uma carne mais nutritiva e saborosa", diz Cristiane. Dessa forma, diz a gestora, os produtores da região terão todas as condições de ampliar as vendas no Brasil e até exportar. "Temos condições de vender mais carne de ovinos no âmbito local, estadual, nacional e internacional", explica a gestora.

As informações são da Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Miguel Haddad

Piracicaba - São Paulo - Técnico
postado em 16/12/2010

Parabéns Cledson por sua luta constante pela Ovinocultura Paulista.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade