Segundo Celina Harume Nishizawa, secretária municipal de agricultura de Paraguaçu Paulista, após levantamento das dificuldades encontradas pelos ovinocultores foram detectados que os principais problemas do setor eram o abate clandestino e a dificuldade na comercialização das carnes. "Para chegarmos à instalação do frigorífico foi um longo trabalho, que começou em 2000 e está finalizando agora".
Só em 2004, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 2007 começou a construção da estrutura física e em 2009 começou o processo de compra dos equipamentos para a instalação final do frigorífico.
Todo esse processo contou com a participação da Associação dos Criadores de Ovinos do Vale do Paranapanema (Ovivale). Segundo Gustavo Ricca, presidente da Ovivale, a ideia foi fazer de Paraguaçu o exemplo para os criadores de outros municípios. Ele explica que são cerca de 300 pequenos e médios produtores de ovinos na região e que apesar de ainda termos poucos integrantes, a Associação, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Casa da Agricultura e Sindicato Rural, realizou diversos cursos, dias de campo e palestras, no sentido de orientar esses ovinocultores quanto à metodologia de produção, manejo dos animais, padronização do custo da carne, entre outros temas.
As informações são da ANCO, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: