Stephanes também citou como positivo o fato de o crédito externo para agricultura começar a se recuperar. "Conversei com especialistas que estão constatando essa melhora do crédito", disse.
O ministro contou ainda que tem participado de muitas feiras agropecuárias no País e que o mais importante é que "ninguém fala em crise nesses eventos". "É um sinal bom. A agricultura continua plantando e colhendo", disse.
Apesar dos bons sinais, Stephanes ressaltou que há muitos desafios pela frente. O principal deles, destacou, é fazer com que as decisões tomadas cheguem na ponta. "Falta agilidade, rapidez", disse o ministro.
Outro desafio destacado pelo ministro é o de sair do que ele chamou de "grande armadilha do endividamento". O setor se endivida, segundo ele, principalmente por dois motivos: por fatores climáticos e quando há volatilidade de preços. Stephanes disse que o governo está preocupado com essa situação e o Banco do Brasil está envolvido na busca de um modelo que evite essas flutuações.
A matéria é de Sandra Manfrini, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Envie seu comentário: