Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Supermercados prevêem faturamento 8% maior

postado em 22/08/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O aumento do valor das commodities alimentares no mercado internacional e a expansão da renda média da população no país motivaram a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) rever para cima a projeção de crescimento do setor para este ano. Segundo o presidente da entidade, Sussumu Honda, o faturamento das empresas deverá registrar crescimento de 8% em 2008. A previsão em janeiro era de expansão entre 4,5% e 5%.

A Abras anunciou nesta quinta-feira (21) que os supermercados registraram em julho um crescimento de 10,43% nas vendas reais (descontada a inflação) na comparação com o mesmo período do ano anterior. No ano, o incremento foi de 8,91%.

"Durante todo o ano, os supermercados apresentam um forte crescimento no faturamento. Esta alta tem sido puxada por um aumento real na renda da população e também pelo aumento nos preços das commodities', afirmou Honda.

Em relação ao volume de mercadorias vendidas, porém, 2008 deve fechar estável, com uma ligeira retração de 0,3%, de acordo com as estimativas da Abras. "Nós vamos aumentar o faturamento, mas o volume está caindo", afirmou o presidente.

"O recuo no volume de mercadorias ocorre, principalmente, nos produtos perecíveis", afirma Honda, citando os derivados do leite, por exemplo, que deixam de ser consumidos pelos mais carentes devido o aumento nos preços de produtos de primeira necessidade.

"O aumento dos preços dos produtos está atingindo, principalmente, os consumidores de classe C, D e E", afirmou.

O presidente da Abras revelou que tenta junto ao governo federal a redução da carga tributária em produtos alimentares. Segundo ele, a tributação nos alimentos atinge 33% do valor final do produto, enquanto a média mundial está em 8% e 10%.

As informações são de Fernando Antunes para a Folha Online.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade