Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Terras brasileiras atraem investidores estrangeiros

postado em 28/08/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As terras agrícolas brasileiras se transformaram em um novo filão de negócios. Nos próximos meses, quatro empresas planejam investir no país nada menos que US$ 1 bilhão na compra de propriedades rurais com perspectiva de valorização futura.

Em comum, esses grupos crêem que o governo brasileiro cometeria um erro ao proibir a venda de terras a estrangeiros. Para eles, a medida poderia inibir investimentos e a entrada de novos recursos. A simples possibilidade de que isso aconteça, porém, tem levado alguns deles a antecipar seus planos para o país. E isso explica em boa parte a avalanche de recursos.

Os grupos interessados em terras brasileiras têm se associado a investidores e fundos, e muitos já se preparam para a abertura de capital. Além do fato de que a negociação de terras passou a chamar a atenção do setor financeiro, a emissão de ações dá opções de saída para os fundos e permite que estrangeiros participem desse mercado mesmo que o governo venha a restringir a venda de terras para não-brasileiros.

Cada vez mais escassas no mundo, as terras no país tiveram valorização média de 20% nos últimos 12 meses. Levantamento da consultoria Agroconsult mostra que o potencial de compra desses novos grupos e companhias já instaladas no país chega a 4 milhões de hectares (5% da área agricultável do país).

"O foco mundial em alimentos e energia renovável tem atraído os investidores ao país", afirmou Ricardo Freire, da empresa de consultoria imobiliária Colliers.

As informações de Mônica Scaramuzzo e Raquel Balarin para o jornal Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade