carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

TO: rebanho de ovinos chega a 132 mil animais no Estado

postado em 31/07/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O número de ovinos no Tocantins saltou de 125.990 em 2011 para 132.177 mil em 2013, um aumento de cinco por cento, segundo levantamento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em maio de 2013. O crescimento mostra o fortalecimento do setor, que se encontra em expansão no Estado e também no cenário nacional.

Com boas condições edafoclimáticas para a criação de ovinos, o Tocantins tem potencial para grande expansão do setor, conforme apontou o zootecnista da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Alan Oliveira. “A carne de ovinos é de alta qualidade e rica em proteínas e por isso a demanda é crescente. Além disso, os grandes centros, como São Paulo e Brasília, ainda importam esse produto de outros países”, avaliou o Oliveira.

Outro fator que impulsionará ainda mais o crescimento da ovinocultura tocantinense é a construção do frigorífico para o abate de ovinos e caprinos, anunciado pelo Governo do Estado, em maio deste ano. Segundo informou o zootecnista da Seagro, o projeto de implantação do frigorífico encontra-se em fase de estudo e planejamento. “Para atender o frigorífico precisaremos de uma produção ainda maior de ovinos”, afirmou Oliveira, acrescentando que: “a produção de ovinos do Tocantins, assim como outros estados do Norte e Nordeste, abastecem o mercado local e precisam passar pela indústria para chegar aos grandes centros consumidores do País”.

Região Norte


De acordo com os dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2011, o rebanho tocantinense de ovinos é o terceiro maior da Região Norte, ficando atrás apenas do Pará e de Rondônia. O rebanho brasileiro de ovinos é de 17,6 milhões, sendo o Nordeste a principal região desta atividade.

As informações são do Seagro/TO, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

sergio saretto

Sobradinho - Distrito Federal - Produção de caprinos de corte
postado em 31/07/2013

Emquanto isso no vizinho Goias....

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade