Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Trânsito animal é debatido em encontro na BA

postado em 15/09/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O trânsito interestadual de animais de produção é foco de debate por representantes de órgãos executores de defesa zoofitossanitária de 11 estados brasileiros e do Departamento de Sanidade Animal (DSA) do Mapa, reunidos na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Salvador (BA), informou a assessoria de imprensa do ministério.

De acordo com o diretor-geral da Adab, Luciano Figueiredo, o objetivo é o ajuste dos procedimentos relativos à circulação dos animais em todo o território nacional. Serão discutidos pontos como a equiparação da infra-estrutura nos estados e a padronização das bases de dados regionais (Guias de Trânsito Animal - GTA's) para atualização do cadastro nacional.

Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Iram Ferrão, será debatido ainda um sistema de informação nacional, com o controle de propriedades pecuárias, de movimentação animal e alerta sanitário via internet, no chamado GTA Brasil.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Roberto Trigo Pires de Mesquita

Itupeva - São Paulo - Produção de Gado de Corte
postado em 15/09/2006

Meritória a iniciativa na Bahia de se debater um sistema de informação nacional com controle das propriedades, da movimentação animal e alerta sanitário via internet.

O que é difícil de entender é por que só agora se começa essa discussão, enquanto que na área do meio ambiente, por exemplo, a movimentação de madeira começou a ser monitorada por meio digital, com a emissão do DOF - Documento de Origem Florestal exclusivamente via Internet a partir de 01.09?

Custo a acreditar que o MMA seja mais competente do que o MAPA e que a guia de transporte florestal (agora DOF) tenha implementação digital mais simples do que as GTAs.

Quem sabe aproveitamos o prazo para vigência do Novo SISBOV (1.12) para início da emissão do DIA, das GTAs e outros certificados sanitário também por meio digital.

Se alguém julgar isso muito complicado, é bom aproveitar a Declaração do ITR, que coincidentemente também vence em setembro, para avaliar melhor a funcionalidade e segurança da execução de ações declaratórias por meio digital.

Por último, para a documentação já emitida em papel, resta o recurso da Digitalização Registrada, uma tecnologia que vem revoluciondo a guarda legal da documentação de pequenas, médias e grandes empresas nacionais, que vem se modernizando e reduzindo custos com a manutenção de seus centros de documentação e de informação em mídia digital.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade