Esta decisão, tomada no Comitê Permanente da Cadeia Alimentar da UE, determina fundos adicionais para Espanha, Dinamarca, França, Holanda e Portugal, que têm modificado suas medidas pela expansão da doença.
O co-financiamento para os planos de cada país dependerá de seu gasto real nas vacinações, que comunicarão à Comissão Européia em março de 2009. A UE cobre 100% do custo das vacinas e 50% dos custos de sua administração. Os países da UE decidiram, assim, aumentar a vacinação preventiva em zonas de "baixo risco" onde o vírus da doença da língua azul não circula.
Até agora, a UE não tem estimulado a imunização dos animais em zonas onde não se tinha detectado o vírus, mas as experiências das últimas campanhas mostram que se deve ampliar a vacinação a estas áreas de menor risco. Desta forma, os animais estarão protegidos contra o movimento incontrolado do gado procedente de zonas onde houve focos da doença; as restrições comerciais aos animais vacinados em áreas de baixo risco serão limitadas.
O Comitê respaldou também o co-financiamento de planos de vacinação na Suécia e na Áustria, onde se confirmou a doença pela primeira vez na segunda metade de 2008.
A reportagem é da agência EFE, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.
Em 10/12/08 - 1 Euro = US$ 1,28918
0,77569 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Envie seu comentário: