Em uma reunião do Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal (Standing Committee on Food Chain and Animal Health - SCoFCAH), ocorrida em Bruxelas no dia 8 de abril, os estados membros concordaram com a mudança nas regulamentações que prevenirá o movimento de animais susceptíveis à doença da língua azul com mais de 90 dias de idade, a menos que tenham sido vacinados ou tenham imunidade natural.
Outra condição é que eles só podem se movimentar para fora da zona após no mínimo 50 dias de vacinados, para garantir que não estejam infectados. Isso se aplica tanto para animais de cria como para os de abate, e cobre as zonas de proteção e a de vigilância até o final de 2008, quando essa determinação será revisada.
A União dos Produtores Rurais de Ulster, na Irlanda, pediu que as autoridades "interpretem as novas regulamentações da UE para um efeito máximo". Seu objetivo é proibir a movimentação todos os animais vivos, incluindo aqueles para abate direto - atualmente em torno de 450 bovinos e 2700 ovinos por semana - e quaisquer animais que tenham vivido uma vez em uma zona com restrição para a doença.
Envie seu comentário: