Especialistas de mercado anteciparam que, em curto prazo, a última ampliação do bloco europeu poderá resultar em maiores importações da Romênia e os últimos dados comerciais da Itália parecem confirmar isso.
Economistas do MLC disseram que no primeiro trimestre de 2007, as importações de animais da Romênia quadruplicaram com relação ao mesmo período do ano anterior, para mais de 120 mil cabeças. Alguns relatórios mostram um grande número de ovinos romenos no mercado antes da Páscoa, período importante para o consumo de carne ovina na Itália.
A MLA disse também que os dados publicados da Romênia confirmam um aumento no comércio com a Itália, seu principal mercado, e também com Grécia, Bulgária e Hungria.
A Itália também importou mais ovinos da Hungria e da Polônia comparado com o período de janeiro a março de 2006. A Itália é responsável por quase todas as exportações da Hungria.
A Bulgária surgiu como o segundo maior importador de ovinos até agora neste ano. Os dados comerciais do primeiro trimestre mostram que 190 mil ovinos foram importados, todos da Romênia. Ao mesmo tempo, a Bulgária também exportou mais ovinos do que no primeiro quarto de 2006. As exportações aumentaram de 14 mil cabeças para 33 mil cabeças.
A Grécia surgiu como o principal mercado, substituindo a Itália. Entretanto, no total a Grécia importou um pouco menos ovinos até agora neste ano comparado com 2006. A maior oferta da Bulgária foi insuficiente para compensar as menores importações da Hungria.
Envie seu comentário: