Após a reunião ocorrida em Limoge, na França, onde participaram representantes dos ministérios da Espanha, França, Irlanda, Romênia e Reino Unido, os países produtores destacaram a necessidade de aumentar o nível de apoio do bloco europeu a este setor "diante da difícil situação que está enfrentando".
O grupo de países considera que é necessário tomar medidas a longo prazo, bem como medidas imediatas. Neste sentido, enfatizaram os benefícios sociais, ao meio-ambiente e de ordenação do território que exerce este setor e a necessidade de estabelecer os apoios necessários para manter a atividade, constatando que o nível de apoio comunitário a este setor é inferior ao dos outros setores agrícolas e pecuários da UE.
Por isso, os representantes dos principais países da UE produtores de ovinos e caprinos encomendaram à presidência francesa que proponha medidas referentes a isso na discussão da chamada "health check" da Política Agrícola Comum (PAC) que está sendo discutida pelo Conselho de Ministros da UE.
Neste sentido, propõe-se avançar na rotulagem da carne e produtos derivados para favorecer o consumo ovino e caprino do bloco europeu. Similarmente, pedem que sejam desenvolvidos programas de promoção na UE e que se favoreça o aumento da formação profissional.
As informações são do Europa Press, traduzidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: