Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

UE: setor privado ataca negociação com Mercosul

postado em 17/10/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O setor privado bateu forte nos representantes da Comissão Européia, com duras críticas às propostas de maior liberalização do comércio de bens agrícolas para um eventual acordo UE-Mercosul, em negociação, e mesmo àquelas propostas apresentadas em Doha, informou o jornal Valor Econômico.

Segundo reportagem de Assis Moreira, o avanço das negociações União Européia-Mercosul foi rejeitado no Congresso dos Agricultores Europeus, aberto ontem na França, que ainda pediu a retirada de ofertas na já suspensa Rodada Doha. Uma das justificativas é que só os exportadores ganham e o Brasil sozinho abocanharia mais da metade dos benefícios de uma futura liberalização agrícola internacional entre os países em desenvolvimento.

A poderosa central agrícola Copa-Cogeca apóia-se na suposta defesa dos países pobres para não cortar tarifas no mercado europeu. Alega que profundas reduções de alíquotas não beneficiariam os agricultores pobres e sim empresas multinacionais do setor agroalimentar no mercado mundial ou no próprio mercado doméstico. A entidade reiterou que os exportadores do bloco do cone-sul devem se adequar aos padrões sanitários e ambientais europeus.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade