Para acessar o auxílio, o produtor não pode ter sido beneficiado com o Proagro, seguro da agricultura familiar, deve possuir renda mensal de dois salários mínimos, apresentar Declaração de Aptidão ao Pronaf, além de inscrição no Cadastro Único de Acesso aos Programas Sociais do governo federal.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, 39 mil famílias devem ser beneficiadas por R$ 15,6 milhões. O produtor que se enquadrar no Cartão Estiagem do Estado, cuja parcela única será de R$ 400, poderá receber os dois benefícios. A previsão é que o socorro federal saia em julho.
Com o anúncio, foram cancelados os protestos previstos para hoje no Estado e Santa Catarina pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul). Para o coordenador da Fetraf-Sul, Celso Ludwig, apesar do pedido inicial de bônus ser de 50%, os 20% já valem. A avaliação é compartilhada pelo presidente da Fetag, Elton Weber. "No início das negociações eles estavam negando o bônus. Por mais que não tenha sido no percentual esperado, já ajuda", observa. No dia 5 de julho, as entidades se reúnem novamente com o MDA para negociar as dívidas dos agricultores.
As informações são do Correio do Povo, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: