De acordo com o coordenador do PIBO, Caio Álvares, o objetivo é tentar auxiliar na região cacaueira com mais uma alternativa de renda para o pequeno e médio produtor rural. "A nossa intenção foi aproveitar algumas áreas ociosas em relação às pastagens e que pudessem ser usadas na criação de ovelhas da região", completou ele.
O PIBO fornece quatro ovinos por família, assessoria técnica periódica, com o intuito de que cada família retorne à Universidade uma cria por ano, até completar quatro crias, e assim proporcionar a outras famílias a oportunidade de participarem do projeto.
Segundo Álvares, o desafio da criação na região é o clima úmido e propício ao desenvolvimento de vermes e podridão dos cascos do animal: "A gente chama de desafio sanitário para a criação de ovelhas, pois onde há muita umidade e pluviosidade as ovelhas não se adaptam muito bem. E com muito trabalho e estudos, nós estamos conseguindo manter o controle dos principais desafios de enfermidades".
O projeto cria condições para a expansão da produção de alimentos na região, e ao mesmo tempo favorece a geração de renda e postos de trabalho para as populações. Cerca de quarenta famílias estão sendo beneficiadas com o PIBO e apresentam bons resultados.
A reportagem é do Mercado do Cacau, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Mauricio Brazileiro
Salvador - Bahia - Gerência/Consultoria/extensão
postado em 21/01/2011
Boa noite companheiros!
Sugiro à FARMPOINT uma pesquisa de mercado voltada a identificar preços da carne ovina e caprina nas capitais dos estados. Aqui em Salvador-BA nos mercados de bairros e os grandes mercados a carne de ovino é cobrada a R$ 17,00 em média.
Gratos pela atenção.