Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Uruguai: aumento do abate mantém exportação elevada

postado em 29/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os abates de ovinos lanares no Uruguai chegaram a 896 mil cabeças até agora nesse ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), registrando-se um aumento de 8% com relação ao mesmo período do ano anterior e de 47% com relação ao mesmo período de 2007.

Ao analisar o ocorrido nos últimos 12 meses, a extração comercial - incluindo os abates habilitados somados às exportações de animais em pé - chegam a 1.977.000 cabeças, 3% a mais que no mesmo período do ano anterior. Uma menor participação das exportações de animais em pé no último ano foi compensada por uma maior atividade industrial nesse período.

Os embarques do último ano somaram 128.000 cabeças, 41% a menos do que as 218.000 cabeças de lanares exportadas entre julho de 2007 e junho de 2008. Destaca-se o aumento dos abates de cordeiros no último exercício, alcançando 964.000 cabeças, 14% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Isso representa 52% do total abatido, frente aos 49% do ano anterior.

Ainda que os abates de ovelhas se mantenham em níveis relativamente importantes, observa-se uma redução em comparação ao mesmo período do ciclo anterior (-17%). Adicionalmente, considerando que a maior parte das exportações em pé corresponde a machos adultos (borregos e capões, fundamentalmente), a participação de ovelhas na extração comercial baixa de 28% para 23% nos últimos 12 meses (estimados em 13 de junho de cada ano).

A demanda de lanares supera os níveis de oferta atualmente, mantendo firme e com preços em alta o mercado de ovinos. A menor atividade com bovinos provoca maior interesse nos ovinos por parte do setor industrial, ao que se agrega o anúncio de um novo negócio de exportação em pé aos países árabes.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade