O diretor geral de Serviços Pecuários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, Francisco Muzio, disse que está prevista, embora ainda não tenha data definida, "uma reunião da Comissão Técnica em setembro próximo e o que está na ata é que, nessa data, estaria sendo publicada a norma para carne ovina".
Nesse mercado faz tempo que finalizou a análise de risco, que foi favorável ao Uruguai, e o que está demorando são os passos legais, como a publicação da norma e a espera de dois meses para que se façam os comentários. Se não houver observações contrárias, uma vez cumprido esse período, o mercado se abriria.
Com o Canadá também está finalizada a instância de análise sanitária e agora se espera que chegue à comunicação que estabelece a abertura de mercado para esse produto.
Muzio destacou a habilitação mexicana para a carne ovina desossada e explicou que "faltam ajustar os detalhes da certificação sanitária". Nesse sentido, ele se mostrou otimista, pois através de uma comunicação oficial, os serviços sanitários mexicanos deram a entender que se habilitariam as cinco plantas que já são habilitadas para bovinos.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: