"Estamos vendo uma safra que, em volume, será menor do que o ano passado. Esperamos um novo decréscimo no número de ovinos para o fim do mês e cremos que serão totalizadas 8 milhões de cabeças e uma safra com aproximadamente 35 milhões de quilos", disse o gerente geral do Secretariado Uruguayo de la Lana (SUL), Gabriel Capurro.
No ano passado, o Uruguai tinha um rebanho de 8,6 milhões de ovinos, de forma que a queda seria de 7%. "A produção individual é menor que a do ano passado e a qualidade também cairá. Em alguma regiões, tem chovido em excesso e houve problemas sanitários", completa.
Ele disse que, a nível internacional, há uma oferta reduzida de lã e de carne ovina, o que tem gerado um fortalecimento dos preços. Essa situação deverá se manter, segundo sua estimativa. "Esperamos um nível de preços similar ao que houve no fechamento da safra de 2009, com as lãs de finuras intermediárias em torno de US$ 2,50 e as mais finas, acima de US$ 5. "Dentre os cordeiros que estão sendo embarcados, há uma menor quantidade de fêmeas, o produtor está retendo esses animais na fazenda e se essa retenção continuar até 2011, é provável que o número de cabeças aumente."
A reportagem é do Observa.com.uy, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: