Tabela 1. Exportações de lã e produtos de lã (em US$ 1000)
* Tops de lã são cintas continuas de lã cardada, que habitualmente são vendidas em forma de bobinas e também, para certos fins, em rolos.
Fonte: SUL, com base na Direção Nacional de Aduanas (DNA).
Durante este período, as divisas ao Uruguai pelas exportações de lã e produtos de lã alcançaram o valor de US$ 190,2 milhões, o que representou um aumento de 8,9% com relação aos primeiros 11 meses da safra de 2004/05.
Por outro lado, considerando todos os produtos derivados de ovinos, o valor das exportações foi maior neste período de 11 meses do que em toda a safra anterior.
Em termos de valor e considerando as exportações de lã e produtos de lã, entre os mais de 60 destinos, a China continuou sendo o principal país comprador, aumentando sua compras em 35,8% com relação à safra anterior, seguida por Itália, Alemanha, México e Brasil.
Em termos de volume físico e em sua equivalente base suja, as exportações de lã suja, lavada e cardada totalizaram 57,1 milhões de quilos durante o período analisado, representando um aumento de 41,8% com relação à safra anterior. Deste total, 68% corresponderam à lã cardada, 21,7% à lã suja (mantendo um aumento com relação à participação percentual da safra anterior) e os 10,2% restantes, lã lavada.
A China foi o principal país comprador de lã suja, com 98,4% do total. Com relação às exportações de lã cardada, em termos de valor, a Itália continuou sendo o principal comprador (28% do total), registrando um aumento de 22,5% com relação às compras realizadas nos primeiros 11 meses da safra anterior. No entanto, em termos de volume físico, a China, apesar de ter reduzido em 4,5% suas compras, continua sendo o principal destino da lã cardada do Uruguai.
Envie seu comentário: