Neste período, as exportações de lã e produtos de lã totalizaram US$ 157,4 milhões, 7,6% a mais do que no mesmo período da safra anterior.
Tabela 1. Exportações do setor ovino do Uruguai (em US$ milhões)
Fonte: SUL, com base nos dados proporcionados pela Dirección Nacional de Aduanas.
Em termos de valor e considerando as vendas ao exterior de lã e produtos de lã, a China continuou sendo o principal destino, aumentando suas compras em 28% com relação ao mesmo período da safra anterior, seguida de Itália, Alemanha, México e Brasil.
Considerando as exportações de lã desde seu estado natural até as primeiras etapas de processamento (cardada), no equivalente base suja, o Uruguai exportou durante o período analisado um total de 47,2 milhões de quilos, o que representa um aumento de 38,9%. Deste total, 68,5% correspondeu às exportações de lã cardada, 21,7% de lã suja (registrando um aumento importante com relação à participação percentual da safra anterior) e os restantes 9,8% de lã lavada.
A China foi o principal comprador de lã suja, com 98,6% do total, registrando um aumento de 222,5% com relação à safra de 2004/05. Os outros destinos foram Itália, Índia, Espanha, Reino Unido e Colômbia.
Com relação às exportações de lã cardada, em termos de valor, a Itália continuou sendo o principal comprador (29,3% do total), registrando um aumento de 25,3% com relação às compras realizadas durante os primeiros nove meses de safra anterior. No entanto, em termos de volume físico, a China, apesar de ter reduzido em 12% suas compras, continua sendo o principal destino da lã cardada do Uruguai.
A reportagem é de José Luis Trifoglio para o SUL, com base nos dados proporcionados pela Dirección Nacional de Aduanas.
Envie seu comentário: