A escassa participação dos ventres nos abates pode indicar a decisão de retenção e, eventualmente, a recomposição do rebanho e o aumento do número de animais no campo no futuro. Os excelentes resultados econômicos oferecidos atualmente pela atividade e as inúmeras vantagens que apresenta como produção complementar ou segundo produto nos sistemas agrícolas e de pecuária bovina tradicional ou intensiva, prognosticam larga vida aos ovinos de lã.
Os altos preços obtidos pelos reprodutores - e, em especial, as fêmeas - nas vendas e liquidações, alcançam níveis inéditos para a história do Uruguai. A base dessa valorização está nos preços obtidos no mercado exterior, que tem se recuperado após uma baixa circunstancial ocorrida em janeiro, ou um achatamento da curva de aumento, que volta a retomar a tendência de alta, denotando a firmeza da demanda mundial do produto. O Brasil segue sendo o suporte nessa circunstância, igualando o preço da União Europeia (UE), que normalmente se situa muito acima.
As encarneiradas estão sendo iniciadas com os rebanhos em bom estado sanitário devido o verão seco, que leva a um bom prognóstico para o objetivo de crescimento dos números de ovinos no país.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: