Neste sentido, a produção de ovinos parece uma opção ideal. "Há bastante tempo acreditamos que a produção ovina em pequena escala é uma ferramenta que cumpre funções importantes para o pequeno produtor familiar. É uma atividade que permite ao produtor complementar outras rendas sem sair de seu campo. Do ponto de vista social, a produção ovina é fundamental para o arraigo da terra", disse Andrés Ganzábal, do INIA.
"Há outras atividades que permitem ser manejadas no campo a partir da cidade, mas a produção ovina requer que a família esteja no campo. Além disso, a ovelha também permite uma projeção ao futuro. Esse não é um hobby, porque tem que ser uma atividade que deixe dinheiro e seja viável ao produtor. Não há uma escala a partir da qual se diga se serve ou não serve. Há experiências que começam com dez, quinze ou vinte ovelhas e o importante é a projeção do futuro".
Há um bom tempo o INIA promove a utilização da raça Frizona, que tem tido boa exposição e, do ponto de vista biológico e tecnológico, oferece boas oportunidades.
A reportagem é do Observa, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: