Tabela1. Exportações do setor ovino (em dólares americanos)
O valor das exportações de lã e derivados caiu 2,4%, para US$ 31,1 milhões, no último bimestre de 2006. Também baixaram as exportações de carne ovina (6%) e as de ovinos em pé (5,8%). Já as exportações de couros lanares aumentaram 63,4%, segundo dados do Secretariano Uruguayo de la Lana (SUL), com base em dados da Direção Nacional de Aduanas.
Tabela 2. Exportações de lã e produtos de lã (em dólares americanos)
Dentro das exportações de lãs e produtos derivados, nos meses de novembro e dezembro de 2006, as únicas categorias que apresentaram crescimento em termos de valor foram a lã suja e a lavada, que aumentaram 52,4% e 140,1%, respectivamente. O restante dos produtos sofreu decréscimo.
Em termos de volume, o Uruguai exportou um total de 10,2 milhões de quilos de lã equivalente em base suja (considerando lã suja, lavada e cardada). Isso equivale a um aumento de 7,2%.
Tabela 3. Exportações de lã (em quilos base suja)
A China continuou liderando a demanda de lã e derivados comprando 95,7% do total, seguida por Índia, Espanha, Alemanha e Itália. Os chineses compraram 35,5% da lã cardada, seguidos pela Itália e Alemanha, que baixaram suas compras em 3,9% e 33,3%, respectivamente.
Envie seu comentário: