O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem o maior peso (cerca de 30%) na pesquisa do IBGE, registrou aumento de 5,6% nas vendas em fevereiro ante igual mês do ano anterior, respondendo por mais de 70%, ou 2,8 ponto porcentual, da expansão das vendas totais do varejo no período (3,8%). Ante janeiro de 2009, as vendas do segmento cresceram 2,9%.
Segundo o técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, Reinaldo Pereira, as vendas dos supermercados continuam sendo beneficiadas pelo aumento da massa salarial e, ainda, pela queda nos preços de alguns produtos alimentícios.
Na comparação com janeiro, houve queda nas vendas em fevereiro, em tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-1,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-9,1%). Nesta mesma comparação, houve expansão em combustíveis e lubrificantes (2,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,9%), artigos farmacêuticos (1,9%), equipamentos de escritório e informática (4,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,3%, inclui lojas de departamento).
A matéria é de Jacqueline Farid, publicada no jornal O Estado de SP, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Envie seu comentário: