Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Vermifugação aleatória atrapalha controle dos parasitas

postado em 29/02/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Sem exames periódicos e com vermifugações aleatórias, o controle da verminose em ovinos está ficando complicado em São Paulo, pois estão surgindo vermes resistentes aos produtos químicos.

Por isso, a pesquisadora do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, Cecília José Veríssimo, alertou sobre a importância de exames de fezes preventivos para se obter um diagnóstico preciso e combater o problema com o medicamento correto.

Com o resultado do exame o ovinocultor poderá saber o grau da infecção e os tipos de vermes que estão parasitando os animais e, assim, utilizar o produto químico específico para o controle dos parasitas.

Medidas de manejo dos animais e da pastagem também ajudam a controlar a infestação no meio ambiente. Uma delas é a rotação dos animais em piquetes. O pastejo integrado ou alternado com bovinos adultos, até mesmo com eqüinos, e a rotação pasto-cultura são outros procedimentos indicados.

Os vermes mais patogênicos que causam maior mortalidade nos rebanhos pertencem aos gêneros Haemonchus e Trichostrongylus. Eles se alimentam de sangue causando a anemia e os animais ficam com as mucosas pálidas como se estivessem sem sangue.

Outro sintoma é o edema submandibular, um inchaço que aparece na mandíbula inferior, vulgarmente conhecido como "papeira".

Segundo a assessoria de imprensa do IZ, o instituto, através do Laboratório de Ambiência Animal e de outras instituições de ensino e pesquisa na área veterinária, realiza o exame de fezes com um custo pequeno ao produtor.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade