Especialistas disseram que os rebanhos caprinos e ovinos aumentarão de quase 1,5 milhão de cabeças em 2006 para 2,48 milhões em 2010 e 4,17 milhões em 2015, apresentando taxas de crescimentos anuais de 10,8% e 8,2%, respectivamente.
A produção de carne caprina e ovina do país crescerá de 11 mil toneladas em 2006 para 21 mil toneladas em 2010 e 31 mil toneladas em 2015. A produção de leite fresco aumentará de 389 toneladas em 2006 para 1.026 toneladas em 2010 e 1.551 toneladas em 2015.
O Vietnã tem cerca de 1,6 milhão de caprinos e ovinos, que representa, 3,49% do setor pecuário doméstico. A criação de caprinos está concentrada nas regiões nordeste e centro-norte do país, enquanto os produtores do sul, particularmente na Província de Ninh Thuan, são criadores de ovinos.
A maioria dos rebanhos de caprinos e ovinos tem overbred (procriação em excesso), técnicas ineficazes de criação, resultando em baixa produção e grandes chances de surtos de doenças. Além disso, muitos produtores entraram no negócio sem noções das regras de oferta e demanda, causando sérias quedas nos preços de ovinos e caprinos. Nos últimos anos, os criadores de ovinos e caprinos do Vietnã têm sofrido com os baixos preços de seus rebanhos e não estão sendo capazes de desenvolver canais alternativos para vender seus produtos para obter lucro.
O Departamento de Pecuária do Vietnã (VNAHD) planeja consolidar as atuais áreas de cria para garantir bons estoques e preços estáveis. Pelo esquema, Hai disse que os atuais estoques de alta qualidade de caprinos e ovinos serão multiplicados. Os locais que têm rebanhos de alta qualidade terão a oportunidade de usar técnicas avançadas para desenvolver e manejar bons híbridos.
Agências e institutos do setor de pecuária serão chamados para promover práticas de criação que produzam carne de alta qualidade e aproveitem os recursos naturais naturalmente disponíveis no local. Hai disse que os criadores de ovinos e caprinos terão o suporte do Governo na construção de fazendas de larga escala e na compra de seguros para seus rebanhos.
O Governo solicitará que os oficiais locais promovam treinamento sobre as técnicas de cria e estabeleçam sistemas de distribuição profissionais criados em parceria entre produtores e companhias.
Envie seu comentário: