Resposta das autoras
"O resíduo de cervejaria ou resíduo de cevada é um subproduto agroindustrial encontrado em grande abundância e de baixo custo que pode ser utilizado na alimentação de ruminantes, podendo ser apresentada na forma de casca ou farelo (úmido, prensado, seco e levedura). Quanto ao valor nutricional, possui valores médio de 28% MS, 24% PB e 55% FDN, e conteúdo mineral de 0,54; 0,29 e 0,09 para fósforo, cálcio e potássio, respectivamente (NRC OVINOS, 1978).
É classificado como concentrado de médio valor proteico e não um substituto forrageiro, embora alguns autores indiquem que a adição do resíduo na dieta animal contribui para o atendimento dos requerimentos de fibra, podendo ser incluído em taxas de 15 a 20% da MS total da dieta.
Embora apresente grandes vantagens, seu uso é limitado pelos baixos valores de MS, e elevada quantidade de água que dificulta seu transporte e armazenamento. Nas condições dos EUA., pesquisadores acreditam que o resíduo só é econômico até um raio de aproximadamente 100 km das indústrias. Seu armazenamento, no Brasil, geralmente é realizado em condições de aerobiose, contribuindo para perda da qualidade nutricional do resíduo devido sua acelerada degradação, sendo a ensilagem uma excelente alternativa no processo de conservação do alimento".
Para enriquecer essa discussão, o FarmPoint pergunta: você já utilizou resíduo de cervejaria na dieta dos seus animais? Conte sua experiência!
Deixe seu comentário no box abaixo:
Carlos Otavio Lacerda
São José dos Campos - São Paulo - Produção de leite
postado em 23/02/2011
Eu uso cevada seca, que eu acredito seja um subproduto tambem das cervejaris e é bem barato. É um bom alimento?