O leite caprino é mais fácil de ser digerido porque o tamanho das partículas de gordura dele é menor. Ele também não possui aglutinina, substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir. Pessoas que tem alergia ao leite de vaca, tem uma tolerância melhor ao leite de cabra. Pois em sua gordura é encontrado duas vezes mais os ácidos capróico, caprílico e cáprico, indicados para pacientes que tem má absorção de alimentos originários do leite de vaca e nos distúrbios intestinais.
O leite de cabra também tem 20% menos colesterol do que o leite de vaca. O leite de cabra estimula a produção de insulina, o hormônio responsável pela entrada de açúcar dentro da célula. Ele também produz energia por causa da presença de substâncias bioativas, o IGF-1.
Atualmente o mercado oferece grandes opções de leite de cabra em caixa, do integral ao desnatado.
Quais são as suas experiências com leite de cabra? É um produto consumido no seu dia a dia? Comente no box abaixo e participe!
As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Eumene Sbrana
Sorocaba - São Paulo - Produção de caprinos de leite
postado em 02/03/2012
Poderiamos acrescentar, alem das qualidades nutritivas, o leite de cabra é mais branco e o cheiro mais delicado do que leite de vaca, com um sabor levemente adocicado...