“A lã pode ser usada para produzir mantas para isolamento acústico. Essas mantas de lã podem ser utilizadas no interior de caixas-de-ar (em paredes, tetos falsos, soalhos e coberturas) para isolamento de sons aéreos. Um estudo conduzido pelo Frauenhofer Institute demonstrou que para paredes duplas pesadas, a lã de ovelha (26 kg/m³) consegue um isolamento sonoro igual ao conseguido pela lã-rocha de igual espessura. Apesar de não se ter encontrado o valor do eco-indicador para este material, pelo artigo de Desaraulds é possível depreender que o impacto ambiental da lã é muito inferior ao da lã-rocha.
Vantagens deste material: é um recurso natural de origem animal; é reciclável e biodegradável; tem baixo conteúdo energético; é aglomerado mecanicamente sem a adição de colas ou químicos; é resistente à umidade (absorve e liberta a umidade sem alterar as suas propriedades); pode ser manuseado sem perigo para a saúde; é incombustível; e tem um tempo de vida longo.
Com estas características, os mercados automobilístico, aeronáutico, de transporte de massa e hotelaria deveriam também ser alvos dessa campanha. Afinal, a lã tem outra aplicações e não serve apenas para cobrir as beldades”.
Fonte: http://www.aveirodomus.pt/resources/xFiles/scContentDeployer/docs/Doc387.pdf
Participe deixando o seu comentário sobre esse assunto!
Jose Nilo Aquino
São Borja - Rio Grande do Sul - Empresário
postado em 27/01/2013
Como todos já devem estar sabendo, em uma boate na cidade universitária de Santa Maria no Rio Grande do Sul ocorreu a 2ª maior tragédia do Brasil relacionada a um incêndio. O fogo teria começado no teto do estabelecimento que usava como isolamento acústico isopor ( cuja fumaça é altamente tóxica ).
Já ocorreram tragédias semelhantes ( pelo uso inapropriado de isolantes ) na Alemanha, França, Argentina e em outros países ( todos em boates) e mesmo assim nossas autoridades não tomaram providências ( normatizar um isolamento incombustível ) para uso em ambientes confinados com alta concentração de pessoas.
Em todo o Brasil há boates nas mesmas condições...vamos ficar aguardando a próxima tragédia ou vamos tomar providências !!!