Arnaldo dos Santos Vieira FilhoArnaldo dos Santos Vieira Filho, presidente da Associação Paulista de Criadores de Ovinos - ASPACO, criador de ovinos e Sócio-Diretor da Pontovinos Comércio de Produtos Agropecuários |
Formação: Administração de Empresas - EAESP/FGV
Cargo atual: Presidente da Associação Paulista de Criadores de Ovinos - ASPACO, criador de ovinos e Sócio-Diretor da Pontovinos Comércio de Produtos Agropecuários.
Maior realização: a criação da Câmara Setorial Especial de Caprinos e Ovinos do Estado de São Paulo, que tinha como uma das metas para minha administração enquanto Presidente da ASPACO.
O que espera realizar: desenvolver vários núcleos regionais de criadores de ovinos vinculados à ASPACO, com objetivos de fortalecimento e cooperação mútua, organização de sistemas de produção e comercialização, para alcançarmos padronização, qualidade e regularidade em nossa produção.
Livro que recomenda: "Perdendo minha virgindade", Editora de Cultura - A autobiografia de Richard Branson.
Empresa que admira: Tortuga Cia Zootécnica Agrária, por qualidade, idoneidade e principalmente por serem excelentes parceiros.
Personalidade que admira: do nosso setor, admiro o Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO, Paulo Afonso Schwab, que administra com competência esta entidade de difícil comando, sempre com muita disposição e sabedoria.
Dica de sucesso: "Começar pequeno, pensar grande e andar ligeiro".
Frase ou ditado preferido: Não saia de casa sem rezar!
Personalidade de destaque no setor: Professor Edson Ramos de Siqueira, Professor Titular e Diretor da FMVZ da UNESP de Botucatu, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento das técnicas de produção de ovinos no Estado de São Paulo.
O que está melhorando no setor: o diálogo entre os membros da cadeia produtiva, principalmente entre produtores e frigoríficos, aqui no Estado de São Paulo.
O que falta no setor: adequação de políticas públicas principalmente para a entrada no País de carne importada a preços baixíssimos, talvez por subsídios recebidos pelos produtores nestes países.
Quem gostaria de ver nessa seção: Ênio Queijada de Souza, responsável pela Coordenação e Agronegócios de Ovinos e Caprinos do Sebrae Nacional.
Visão de futuro: o Brasil como grande exportador de carne ovina, não só em quantidade mas em qualidade, atendendo os mais exigentes paladares do mundo e consequentemente trazendo remuneração ao produtor brasileiro.
O que você espera do FarmPoint: espero que mantenham esta equipe competente que além de buscar as informações em todos os elos do setor, traz sempre um parecer justo, racional mas confiante do setor. Parabéns pelo excelente trabalho.
Roberis Ribeiro da Silva
Salvador - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 27/12/2006
Arnaldo, parabéns pelo suceso a frente da ASPACO.
O IBRACO no próximo ano (2007) irá participar e/ou promover reuniões junto as câmaras setorias de caprino e ovino para discutir estratégias para evitar "dumping" e outras situações possíveis, provocadas pela entrada de carne importada de ovino no Brasil. E em paralelo um plano de marketing junto aos governos e as agroindústrias para incentivar o consumo de carne caprina e ovina inspecionada no Brasil.