Enio Queijada de SouzaEnio Queijada de Souza, administrador de empresas, especialista em marketing e mestre em agronegócios, consultor do quadro permanente do Sebrae Nacional atuando como coordenador de projetos da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura da Rede Aprisco. |
Formação: Administrador de empresas, especialista em marketing e mestre em agronegócios.
Cargo atual: Analista técnico e coordenador de projetos de ovinos e caprinos do Sebrae - Rede Aprisco
Maior realização: A Família: meus filhos, Eric de 14 anos e Victoria de 8, frutos de meu casamento com a Adriana Tamay, minha paixão! Essa é a minha "tríade da felicidade"
O que espera realizar: Um doutorado, antes dos 50 anos. Um pós doutorado, antes dos 60, ter netos antes dos 70 e dar aulas até os 80.
Livro que recomenda: Aí fica difícil pois sou um pouco fominha em termos de livros e leituras. Pode ser 4? A Bíblia, todo dia um pouco. "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, "Arando o Mar", de Fairbanks & Lindsay e "O futuro do trabalho" de Domenico de Masi. O Primeiro é o elixir da vida, o segundo relata a pobreza e as adversidades, o terceiro, como superar adversidades competitivas e sair da pobreza e o quarto é um alerta às pessoas e sobretudo aos líderes empresariais, que ainda usam métodos gerenciais pré-medievais e impedem o desenvolvimento, das pessoas, das organizações e do país.
Empresa que admira: Aquela que ainda não existe: a agilidade do Google, a nobreza da missão do Sebrae, a qualidade da Nestlé e a robustez financeira do Itaú. Como não existe, que tal juntarmos tudo isso???
Personalidade que admira: Meu pai e meu avô. Ambos foram imigrantes, batalhadores e empreendedores.
Dica de sucesso: Trabalhar estudando, estudar se divertindo e se divertir trabalhando.
Frase ou ditado preferido: Ou anda ou sai da fila!
Personalidade de destaque no setor: Professor Flávio Augusto D'Araújo Couto, do DF com seus mais de 80 anos e ainda dedicado à criação de ovinos e animação do setor. O Pereló da ARCO é outra figura carimbada do setor. Obrigado aos dois!
O que está melhorando no setor: A integração e o diálogo entre os elos da cadeia e a interlocução no Ministério da Agricultura. Parece que descobriram que existem ovinos e caprinos.
O que falta no setor: Produção, estratégia, produção, gestão, produção, mercado.
Quem gostaria de ver nessa seção: Francisco Edilson Maia, atual presidente da câmara setorial de caprinos e ovinos, da comissão de caprinos e ovinos da CNA e um empreendedor do setor. Só tomem cuidado para não tomar choque, pois ele vive ligado no "380 trifásico"
Visão de futuro: Mercado interno abastecido, consumo de 8 quilos por habitante por ano e rebanho nacional com 150 milhões de animais.
O que você espera do FarmPoint: Que continue nos apoiando na realização dos sonhos e na busca de nossa visão de futuro.
Miguel da Rocha Cavalcanti
Piracicaba - São Paulo - Sócio-diretor do BeefPoint
postado em 24/04/2008
Olá Enio, muito interessante seus comentários, dicas e sugestões. Parabéns e obrigado.
Um abraço, Miguel