Para o presidente da ABCDorper, Valdomiro Poliselli Junior, que também é selecionador de Brahman, a participação das raças ovinas no Congresso será importante para que os pecuaristas conheçam as vantagens de se criar Dorper e White Dorper. "Este é um animal de ciclo curto . Além disso, possui a vantagem de maior lotação por hectare, produzindo mais rentabilidade ao criador" - acrescenta Poliselli.
Durante os oito dias de evento, criadores de vários Estados brasileiros se reúnem para discutir e debater sobre o mercado da ovinocultura em geral e das raças Dorper e White Dorper. Além disso, cerca de 1.000 animais são esperados para a exposição e julgamentos, no maior evento da ovinocultura brasileira.
Figira 1 - Animais da raça Dorper.
Julgamento internacional
Os animais das raças Dorper e White Dorper serão julgados este ano por três juízes internacionais e credenciados pela Association of South African Dorper. Raymond Read é sul africano e avaliará os animais da raça no Brasil pela segunda vez. Adrian Veitch é Australiano e gestor do renomado Kaya Dorper. Entrou recentemente para o corpo de jurados oficiais africano. Freddie Dreyer é presidente da Namibian Dorper Breeders. Juntos pontuarão os melhores animais e criadores das raças Dorper e White Dorper, a partir do dia 19 de outubro. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas através do site oficial www.abcdorper.org.br.
Figura 2 - Julgamento de ovinos.
Fórum técnico
No dia 19 de outubro, a partir das 09h, a ABCDorper promoverá o fórum técnico "Dorper Brasileiro" e abordará importantes questões como o desempenho e crescimento das raças no país, criação, melhoramento genético, oferta e procura, investimentos, dentre outras. A mesa será composta por um mediador (a ser escolhido entre os membros do conselho técnico), os jurados internacionais Raymond Read (AFS), Freddie Dreyer (Namíbia), Adrian Veitch (AUS), os superintendentes técnicos da ARCO Dr. Francisco José Perelló e Dr. Edemundo Gressler, um representante do conselho técnico da ABCDorper, o presidente da ABCDorper Valdomiro Poliselli Junior e um criador que será escolhido por sorteio antes do início do evento. O encontro que acontece no Parque de Fernando Costa, durante a 4ª Exposição Nacional do Dorper, será aberto a criadores, técnicos e expositores presentes.
Casa do Dorper
Durante a Nacional, criadores de todos os Estados brasileiros, visitantes do XV Congresso Mundial e delegações internacionais, terão um local com receptivo de apoio, vista para a de julgamento. A Casa do Dorper será o ponto de encontro da raça e fomentará negócios ligados ao mercado.
Stands de criadores
Nas três últimas edições da Nacional do Dorper, criadores da raça de todo o Brasil participaram ativamente do evento. Para garantir este ano que todos os interessados repitam o sucesso em grande estilo, a Nacional está oferecendo aos criadores e expositores estandes padronizados em duas versões.
As baias são comercializadas a parte, mas o criador que locar um stand com as mesmas, terá uma posição exclusiva de baia, logo atrás do stand locado. O valor dos stands, das baias e a ficha de inscrição dos animais já estão disponíveis no site oficial da ABCDorper.
Resumo da programação
4ª Exposição Nacional de Dorper: 17 a 24 de outubro no Parque Fernando Costa - Uberaba/MG. Informações no site oficial www.abcdorper.org.br
Fórum Técnico: 19/10/2010 - Parque Fernando Costa - Uberaba/MG. Horário: 09h00. Informações: (14) 9708-0115
As informações são da ABCDorper, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: