O número de inscritos, apesar de um pouco menor que a edição de 2012 - mais precisamente 51 animais a menos - ainda é considerado "muito bom" pela entidade e faz movimentar o setor durante os nove dias do evento, pois, além dos julgamentos, as Associações Promocionais de Raças fazem suas programações paralelas, remates, reuniões, encontros e comemorações, levando em conta que a Expointer é uma das maiores vitrines do agronegócio e da ovinocultura da América Latina.
Bergamácia Brasileira
Um dos destaques desta edição fica por conta da participação de animais da raça Bergamácia Brasileira, quatro exemplares do criatório de Edson Duarte Dias e Carla Dias (Cabanha Santa Rita), da cidade Nova Esperança, no estado do Paraná. A raça não tem histórico de participação na Expointer, pois, a última vez, foi em 2010, com o julgamento de dois animais da mesma cabanha. Dias, que faz o controle da raça, desde 2006, destaca nela a extrema habilidade materna, a produção do leite, além de ser uma raça muito resistente. “São muito resistentes a verminoses e extremamente rústicos”, destaca Dias, que salienta também a possibilidade da união de criadores para formação de uma associação promocional da raça.
O jurado da raça Bergamácia será o inspetor técnico da ARCO, Márcio Oliveira, que julgará, também, as raças Santa Inês, Dorper e White Dorper.
Outras raças
A raça Texel trará 254 animais e o jurado será o uruguaio Vinício Mazzei. Já a Associação Brasileira de Criadores de Ideal promoverá o tradicional Ideal Moda Fashion, que terá sua 10ª edição no dia 28, às 15h, no Boulervard. A produção do desfile fica por conta de André Guerra. A raça Ideal terá como jurados Pablo Masselo do Uruguai e Lauro Mandarino Fittipaldi e o julgamento dos 43 exemplares será no dia 27.
A raça Ile de France comemora 40 anos nesta Expointer e uma das novidades deste ano é a presença do jurado francês Yves Lamaire. Junto com Lamaire, o técnico João Vasco Alves, que apontarão os campeões Ile de France da Expointer 2013, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
Para o presidente da ARCO, Paulo Afonso Schwab, o histórico da participação de ovinos na Expointer sempre é bom. “Temos mantido bons números de participação e de comercialização e isso com certeza se repetirá em 2013”, diz o presidente, que ainda ressalta o excelente trabalho das associações promocionais e estaduais.
As informações são da Folha do Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: