Os ovinos passaram por um período de 14 dias de adaptação, participarão de 86 dias de prova efetiva e, ao final, serão avaliados e classificados. No dia 27 de janeiro, alguns animais poderão ser destinados à venda e uma celebração será realizada juntamente com os interessados nestes animais.
Na fase final do teste, os produtores que têm animais inscritos, fazem uma avaliação visual deles, com a finalidade de verificar se os animais que são superiores no desempenho agradam aos olhos dos criadores. "Esperamos que eles se conscientizem sobre a importância das outras características que revelam o desempenho do animal, além daquelas relacionadas ao padrão racial", afirma a pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos, Luciana Shiotsuki.
O teste de desempenho é uma atividade do projeto "Caracterização e Bases para o Melhoramento Genético de Ovinos da Raça Morada Nova" e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura Municipal de Morada Nova, além da Associação Brasileira de Criadores da Raça Morada.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: