Na ocasião, será implantado o programa de Melhoramento Genético da Raça Santa Inês, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP). O coordenador do programa, Arnaldo Dantas, proferirá palestra no domingo (6).
"Estamos mobilizando todos os criadores de ovinos do estado para conhecer o programa. Nosso interesse é oferecer ferramentas para melhorar e ampliar o nosso potencial de produção", disse o presidente da Associação de Criadores de Ovinos de Mato Grosso (Ovinomat), Antônio Carlos Carvalho de Sousa. A projeção da Ovinomat é até 2010 ter um plantel de 5 milhões de cabeças.
Além disso, o Senar-AR promoverá quatro treinamentos e uma palestra específicos para o setor. Entre terça-feira (1) e sábado (5) serão ministrados os cursos de "Transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiados de carne de ovinos e caprinos" e "Ovinocultura". Neste período também acontece o curso de "Artesanato com chifre".
Os treinamentos de "Casqueamento de ovinos e caprinos e "Apresentação de animais de elite" serão ministrados de sexta (4) a terça (8), por um dos maiores especialistas na área do país, o produtor e instrutor do Senar, Judicael Afetal de Sousa, o Barbeirinho. São 15 vagas por treinamento.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão, mais de 600 animais deverão ser expostos. Além de ovinos e caprinos (corte e de leite), ofídios, pássaros, festival de cães da raça labrador e alemão e exposição de peixes ornamentais participarão.
Os julgamentos de ovinos das raças Santa Inês e Dorper acontecerão entre sábado (5) e segunda (7), além de dois leilões.
As informações são da assessoria de comunicação do Senar.
Envie seu comentário: