Concorreram seis culinaristas com apresentação em pratos individuais aos jurados que puderam saborear e votar. As receitas foram de cordeiro ao molho de hortelã, de Maria das Graças Azevedo, caldeirada ao vinho tinto, de Paula Giovanna de Britto, cordeiro ao molho de coalhada, de Beatriz Imperial Mayolino, cordeiro a marroquino e cabrito à pantaneira, de Antonio Aroeira (Toninho Aroeira) e cordeiro a cedro rosa, de Rubens Ferreira Correa.
Após a degustação por parte dos jurados - Halil Dogan, natural da Turquia, país de grande tradição no consumo da carne de ovinos e caprinos; Neldo Egon, secretário de Desenvolvimento Rural; Paulo Bilégo, médico veterinário e superintendente de programas especiais da Seder e Osmário Daltro, secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo -, o público aguardava com expectativa o anúncio do grande vencedor. Mas, para surpresa de todos, houve empate entre os pratos cordeiro ao molho de coalhada e cabrito à pantaneira.
Para o superintendente do Senar/MT e presidente da Associação Mato-grossense de Criadores de Ovinos, (Ovinomat), Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o preparo de novos pratos é uma ótima oportunidade para mostrar à população que a boa culinária com carnes de ovinos e caprinos pode se tornar ainda mais apreciada. "A idéia é que as pessoas possam conhecer a grande variedade de pratos preparados com essas carnes", afirmou o presidente.
Durante o evento o setor aproveitou a presença do secretário Neldo Egon para solicitar apoio do Estado à cadeia produtiva do setor. "Precisamos mesmo é da participação dos produtores, que devem assumir mais essa parte de fazer com que essa cadeia comece a girar. Precisamos perder essa cultura de criar ovinos e caprinos apenas para consumo, precisamos encarar a produção como atividade econômica, como já está sendo feito, fomentar o debate e ouvir o segmento e promover o desenvolvimento da ovinocaprinocultura em todo Estado", afirmou Neldo Egon.
De acordo com o secretário, a realização da 5ª Expopeq é exemplo de ações efetivas bem sucedidas. Depois que representantes da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura se organizaram e com a iniciativa do Governo por meio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder/MT), foi aprovada a criação da Câmara Técnica da Ovinocaprinocultura na Resolução nº 032/2008 de 26 de novembro de 2008, referendada pelo Conselho de Desenvolvimento Agrícola -CDA. "A Câmara Técnica tem como objetivo discutir ações conjuntas com representantes do setor e fomentar a produção atingindo desde a criação até a comercialização dos produtos. A sanidade e nutrição animal, a qualidade da carne e dos produtos derivados (como o leite de cabra), oferecidos à população" completou o secretário que é presidente do Conselho de Desenvolvimento Agrícola - CDA.
As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Francisco Teixeira Lucio
Porto Velho - Rondônia - Ovinos/Caprinos
postado em 07/04/2014
Gostaria de ser informado do dia a ser realizado a expopeq, em cuiaba. aguardo resposta.Lucio