“Não é a primeira vez que vejo esta informação aqui no FarmPoint: de que o leite de ovelha não tem lactose. Como disseram, todo leite tem lactose, a lactose é o açúcar do leite, essencial para a espécie animal infante. Leite de vacas possuem de 4,5 a 6,0% de lactose (depende da raça), contra cerca de 4,5% em cabras, 5,0% em ovelhas e 5,0% em búfalas.
A intolerância à lactose ocorre com pessoas que por algum motivo, seja genético ou adquirido, não possuem a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose ou as possuem em quantidade insuficiente, tornando-se incapaz de digerir a lactose.
Todos os animais do gênero mamífero, possuem a glândula mamária e portanto produzem leite (morcego, canguru, camelo, baleia entre outros), leite este com lactose. Não existe leite de origem vegetal e sim um produto comercial de origem vegetal chamado leite de "coco, soja, etc". É possível retirar a lactose do leite? Sim é possível, mas na indústria e não no animal.
Existe uma confusão de conceitos:
Alergia ao leite: são causadas pela proteína do leite. O organismo reconhece esta proteína como um agente estranho ao corpo e combate com o sistema imunológico, causando urticárias, asma, febre, diarreias, etc. A proteína do leite é formada principalmente (de 73 a 79%) pelas caseínas (alfa, beta, kappa) e a concentração destas caseínas no leite variam de acordo com a espécie. Por isso, pessoas que possuem alergia ao leite de vaca conseguem muitas vezes consumir leite de cabra e/ou ovelha. Vai depender a sensibilidade da pessoa.
Já com relação a digestibilidade em geral do leite (de forma não patológica), o leite de cabra e ovelhas são mais digestíveis devido ao tamanho dos seus glóbulos de gordura, independente de terem mais gorduras. Tendo assim maior superfície para ação das enzimas atuarem. Dando a sensação de leveza no leite.
No radar técnico “Qualidade” e na seção "Saúde & Qualidade de Vida" do FarmPoint existem alguns artigos sobre qualidade do leite de cabra e ovelha. Seria uma boa oportunidade para aprenderem mais sobre o assunto”.
WHERBSTER MARTINS CONDE
Campina Grande - Paraiba - servidor público federal (crio ovinos:corte/exposi
postado em 25/06/2013
Parabéns para o nobre Rodrigo Martins de Souza Emediato, Zootecnista. Suas informações sobre a lactose encontrada nos mamíferos, principalmente, no leite de ovelha, é de grande importância para nós que não temos maiores conhecimentos sobre o assunto e acabar com certas especulações, fazendo com que algumas pessoas deixem de utilizar esse alimento (leite de ovelha) em nossa alimentaçâo diária e boa para nossa saúde.