Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Unifor pesquisa leite de caprinos transgênicos

postado em 01/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Universidade de Fortaleza (Unifor) é uma das instituições de ensino do País atuantes nas pesquisas da Rede de Caprino-Ovinocultura e Diarréia Infantil do Semi-árido (Recodisa). A intenção do projeto, conforme o pesquisador e professor doutor da Unifor, Renato de Azevedo Moreira, é o desenvolvimento de caprino transgênico com leite que expresse as substâncias lisozima e lactoferrina. Isso porque elas são consideradas imunomoduladoras e antibióticos naturais que garantem proteção pelo leite.

O projeto, que envolve várias instituições, vai ser realizado em diferentes etapas, que compreendem o estudo etiológico da diarréia no semi-árido; o desenvolvimento do caprino transgênico com leite contendo as substâncias; a análise proteômica e o desenvolvimento do leite; além de estudos pré-clínicos e clínicos com o leite do caprino transgênico.

A Unifor, conforme Renato Moreira, vai executar duas etapas do projeto, que diz respeito à produção do caprino transgênico, juntamente com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), e também à análise proteômica e desenvolvimento do leite, que vai avaliar a estrutura das proteínas produzidas e se elas estão presentes em quantidade compatível com a esperada. Já a Universidade Federal do Ceará (UFC) executará a parte do estudo da diarréia no semi-árido e os pré-clínicos e clínicos. A Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, também participa do projeto.

A previsão, conforme o professor, é que num período de aproximadamente dois anos as pesquisas sejam finalizadas até a fase de estudos pré-clínicos, com animais. Já a fase de estudos clínicos em humanos deve acontecer após esse período.

As informações são do Diário do nordeste, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade