O que demora é deixar a massa descansar para crescer. O resto é só diversão para sovar e transformar a massa em pãezinhos recheados com formas divertidas. Assa rapidinho. E fica uma DE-LÍ-CIA.
Ingredientes:
-1 xícara de leite de cabra morno;
-2 colheres rasas de fermento biológico seco (de bolinha);
-4 xícaras de farinha de trigo;
-3 ovos;
-1 colher de chá de sal;
-4 colheres de sopa de azeite de oliva;
-1 gema para pincelar;
-Açúcar cristal;
-1 xícara de goibada;
-1 xícara de ricota fresca de leite de cabra.
Modo de Fazer:
Em uma tigela pequena e funda, coloque 1 xícara de farinha e misture o fermento de bolinha, depois coloque o leite morno e mexa até formar uma meleca. Cubra com plástico filme e deixe dentro do micro-ondas fechado até crescer e encostar no plástico. Demora.
Pegue uma tigela grande e coloque os ovos, o sal, o açúcar, o azeite e misture bem, acrescente a massa fermentada crescida e vá colocando o resto do trigo sovando bem a massa. Quando estiver bem macia, branquinha e lisa, faça uma bola, cubra e deixe dobrar de tamanho. Isto vai levar mais de 1 hora. Tenha paciência. Se o dia estiver frio, leva mais tempo.
Polvilhe uma mesa e divida a massa em dois ou três pães. Abra a massa em forma de triângulo com a ponta larga. Passe uma fina camada de goiabada por todos eles, não enconstando nas beiradas. Não precisa colocar toda a goiabada. Por cima da goiabada, espalhe a ricota, uma fina camada também. Enrole delicadamente começando pela parte mais larga. Coloque os pães em uma assadeira e pincele a superficie com gema e por cima coloque o açúcar cristal, só em cima. Leve ao forno médio por 30 minutos se os pães forem grandes ou menos se os pães forem pequenos. A massa é macia e assa rápido. Assim que ficar dourado está bom.