Diante da identificação recente do primeiro caso da Scrapie na Bahia, o evento visa mostrar aos criadores as principais doenças neurológicas que atingem a ovinocaprinocultura, buscando, principalmente, a preservação da sanidade animal. O evento tem início às 19h e conta com a presença de criadores, médicos veterinários e estudantes.
A palestra será ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder, que apresentará as orientações de identificação da Scrapie e as medidas necessárias caso os criadores suspeitem de algum foco da doença em suas propriedades. Ainda abordará o papel da defesa agropecuária para o desenvolvimento da atividade, bem como as estratégias e ações da defesa agropecuária.
A Scrapie é uma doença causada por um príon (proteína infectante) que ataca o sistema nervoso central dos caprinos e ovinos. No Brasil a doença foi registrada pela primeira vez em 1985, no Rio Grande do Sul e, até o momento, mais quatro estados constataram casos da doença: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os principais sintomas são: perda de apetite, falta de coordenação motora, prurido (coceira) e movimentos repetitivos. A Scrapie ataca o sistema nervoso central dos animais levando-os invariavelmente à morte.
As informações são do Seagri/BA, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!