O jantar teve ainda o apoio do Instituto Emater, Sindicomércio, Senar, Senac Pato Branco, Sindicato Rural e Prefeitura de Coronel Vivida e as presenças de Cezar Amin Pasqualin (médico veterinário da Emater) e José Antonio Garcia Baena da SEAB (coordenadores do Programa Estadual de Estruturação das cadeias produtivas dos Ovinos e Caprinos do Paraná). A dupla Zé da Serra & Serraninho encerrou a noite com modas de viola.
A novidade da quinta edição do jantar ficou por conta da participação do Senac e do Senar. O chef de cozinha do Senac esteve em Coronel Vivida desde o dia 3 de março e comandou curso relacionado à elaboração de pratos com carne de cabrito, ministrado aos chefes de cozinha da região, proprietários de restaurantes e churrascarias e supermercados e casas de carnes. Marcos de Carvalho também coordenou toda a preparação do cardápio servido no jantar da sexta-feira. De acordo com o chef de cozinha, os cortes e preparos apresentados são fáceis, estimulam o paladar, aguçam os sentidos e podem ser preparados em casa ou em ocasiões especiais, como uma reunião de amigos.
A participação do Senar foi por meio do médico veterinário Odilei Rogério Prado, de Curitiba, que proferiu palestra sobre os fatores que afetam a qualidade da carcaça e da carne caprina, para criadores e pessoas ligadas a restaurantes e supermercados de Coronel Vivida.
Segundo o extencionista Pasqualin, o Instituto Emater em parceria com diferentes organizações, tem estimulado e participado da realização de eventos desta natureza que promovem a divulgação das verdadeiras carnes dos Caprinos e Ovinos, criando verdadeiras festas de amplitude e participação Regional, Estadual e Nacional.
Os promotores do evento avaliam que as novidades trouxeram resultados positivos. "A intenção, desde o início, foi de divulgar o sabor e a qualidade da carne de cabrito. A parceria com o Senac e o Senar proporcionou novas formas de levar o produto às pessoas. A carne caprina qualificada pode e deve ser incorporada ao consumo das famílias e é o que queremos mostrar", finaliza Milza Menegatti, integrante da associação dos criadores.
As informações são da Emater.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!