Cerca de 30 agricultores da região participarão do evento. Serão demonstradas a produção e conservação de alimentos para os animais, a suplementação durante a época seca, a produção de pastagem irrigada, ações para controle de verminoses e doenças no rebanho e também a produção higiênica de leite de cabra. Na ocasião ainda será inaugurada uma sala de ordenha.
"Eles vão conhecer uma experiência de sucesso realizada em um ambiente semelhante ao deles", adiantou o coordenador do projeto, pesquisador da Embrapa Caprinos, Marco Bomfim.
As ações realizadas no assentamento Tijuca/Boa Vista fazem parte do projeto Melhoria das Condições da Comercialização e da Geração de renda para a Produção de Caprinos e Ovinos em Unidades de Base Familiar em Assentamentos da Reforma Agrária. O projeto é desenvolvido desde 2004 pela Embrapa Caprinos em parceria com o Centro Internacional para Pesquisas Agrícolas nas Zonas Áridas (ICARDA) nos estados do Ceará e Pernambuco.
Segundo Bomfim, uma das particularidades do projeto é que todas as decisões sobre os experimentos e as validações são tomadas de forma participativa com os produtores. "Um dos principais objetivos do projeto é a formação de agricultores-experimentadores", observou.
Entre os resultados estão a definição de estratégias de suplementação alimentar de animais nas condições do semi-árido cearense e de estratégias para controle de verminoses, levando em conta a eficiência dos métodos e o custo.
As informações são da Embrapa.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!